Cadastro obrigatório vale para homens que completam 18 anos em 2026 e pode ser feito online ou na Junta de Serviço Militar

O alistamento pode ser feito pela internet, no portal alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar de Garopaba, que atende no Salão da Igreja Matriz.
Para o cadastro, a orientação é apresentar documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência. No atendimento presencial, o horário informado pela junta é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. O telefone para informações é (48) 3254-8153.
Quem perde o prazo pode enfrentar impedimentos para emissão de passaporte, matrícula em instituição de ensino superior e participação em concurso público, além de precisar regularizar a situação depois.
O alistamento obrigatório vale para os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026. Já o Serviço Militar Inicial Feminino foi regulamentado pelo Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, permitindo o alistamento voluntário de mulheres dentro das regras definidas pelas Forças Armadas.
Entra pra deixar sua opinião nesta matéria.
Nenhum comentário ainda. Solta o primeiro.

O prefeito assumiu interinamente a função de secretário das pastas administrativa e financeira do município. O objetivo é manter o funcionamento e a continuidade das atividades públicas consideradas de interesse social enquanto um titular não é nomeado.

A Junta Militar de Garopaba está convocando jovens do sexo masculino nascidos em 2008 para o alistamento militar obrigatório. O prazo final para regularização é 30 de junho de 2026, e quem não se apresentar dentro do período enfrenta uma série de restrições legais — da proibição de obter passaporte à impossibilidade de ingressar no ensino superior.

Jovens do sexo masculino nascidos em 2008 têm até a próxima semana para se alistar no serviço militar obrigatório. O prazo nacional se encerra em 30 de junho, e quem não fizer o alistamento dentro do período terá que pagar multa e enfrentará uma série de restrições documentais até regularizar a situação.

A Prefeitura de Imbituba abriu nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Processo Seletivo do Programa Bolsa Estágio da Educação 2026. Estudantes do Ensino Médio e de Licenciatura em Pedagogia podem se candidatar até 3 de julho para formar cadastro de reserva na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Juventude (SEDEJ).